domingo, 11 de setembro de 2011

Conquistando o Inimigo - John Carlin


 Olá amores !!!


    Acho que alguns de vocês (senão a maioria) já ouviram falar do filme Invictus, correto? Filme com direção de Clint Eastwood que conta a história da reconstrução da África do Sul após o longo período de Apartheid, regime segregacionista que dava à população branca privilégios sobre a população de maioria negra, mas o que a maioria não sabe, é que o roteiro do filme foi baseado no livro Conquistando o Inimigo de John Carlin.

    O livro foca mais na parte política, contando a vida de Nelson Mandela, seus anos de cárcere e suas artimanhas para conquistar seu principal “inimigo”, por outro lado, o filme foca boa parte no esporte, um pouco mais de ação bem ao feitil de Clint Eastwood.

   E o esporte do filme, o tal de Rúgbi… jogadores se chocando uns nos outros por causa de uma bola, que coisa de louco? Meus caros leitores, é mais do que isso, esse esporte uniu um país (contado no livro e no filme), é união, é raça, é espírito de equipe, falo isso pois curiosamente sou um praticante desse esporte há dois anos, um jogo de bárbaros praticado por cavalheiros.

   Fica a dica de leitura e também para assistir o filme, pois na minha opinião ele deveria brigar como melhor filme no Oscar, apesar de que Morgan Freeman fazendo papel de Nelson Mandela vai garantir uma estatueta pro filme, ele nasceu pra fazer esse papel, são muito parecidos.







Em Conquistando o Inimigo, o jornalista John Carlin narra aquela que talvez seja a passagem política mais bem-sucedida de nossa geração. Parafraseando Garibaldi após a unificação da Itália, as eleições de 1994 tinham criado uma nova África do Sul, mas restava o desafio de criar os sul-africanos. Em busca de uma causa capaz de unir brancos e negros, Mandela concordou em sediar a Copa do Mundo de Rúgbi.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO :